Powered By Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Downhill Bike - (Demon Downhill).

Por mais espetacular que seja um produto, se não houver mercado para ele, ele não “existirá”. Tenham isso sempre em mente, seja um super computador, um empreendimento imobiliário, telefone telemovel, carro… por mais fantástico que os departamentos de marketing façam o produto parecer, se os consumidores não quiserem pagar, o jogo está decidido!
No caso das bikes é a mesma coisa. Apresentado com certo “glamour” no final de 2010, este quadro de design agressivo (e bem bonito, reconheça-se!) ficou no nascimento.
Um projeto bastante impetuoso, realizado por um designer já conceituado – Richard Malachowski – e encampado por uma tradicional fabricantes de bikes, no caso a Cannondale, para a qual foi concebido como um modelo conceitual.
O desenho (criação) foi inspirado no filme Alien (1979 – Ridley Scott). Apesar de ser declaradamente inspirada no “alien” do filme, tudo nela tem mais a ver com espaçonaves e com seus interiores high-tech, tudo bem acondicionado no aspecto agressivo criado por Malachowski e bem desenvolvido pelos engenheiros da Cannondale. Esta é a qualidade e beleza do “exoesqueleto” da Demon Downhill Bicycle.
É uma bike especial porque no lugar do quadro tradicional tubular, existe um exoesqueleto de fibra de carbono reforçado com titânio (dá para imaginar o custo…), num recurso de engenharia que permite a construção em diferentes formas, mantendo a necessária força / resistência que de outra forma não seria possível alcançar num desenho como este.
Falando de forma poética, esse desenho/conceito permite ao piloto alcançar o coração da bike para, falando de técnica e mecânica, reforçar o quadro por dentro (se necessário, para saltos extremos) ou mesmo para armazenar ou anexar uma caixa de ferramentas, sem interferir com a forma exterior.
Detalhes técnicos:
- Material da carcaça: fibra de carbono
- Largura máxima do pneu: 76,2 mm
- Ângulo do Headset: 69 º
- Ângulo do canote do selim: 64 º
- Distância entre eixos: 1185 milímetros
- Comprimento do Chainstay: 457 mm.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.