Powered By Blogger

sábado, 4 de abril de 2015

Os 10 mandamentos da bicicleta de roda-fixa.

 


1 – EXISTEM 2 TIPOS DE USUÁRIOS DE FIXAS: Os que caíram e os que vão cair. Esteja equipado com luvas e capacete quando acontecer para voltar logo ao trabalho.
2 – TODA FIXA É SIMPLES MECANICAMENTE E COMPLICADA TECNICAMENTE: Isso significa que ela não tem câmbio, freio, trocador…mas o que sobrou tem que funcionar precisamente, estar bem montado e regulado, coisas que demandam certa técnica e paciência.
3 – O SHELDON BROWN JÁ MORREU: Portanto, não há mais nada a ser inventado em uma fixa, ao montar sua bicicleta pesquise por pessoas e sites que já fizeram e rode com segurança.
4 – BICICLETA ADAPTADA SEMPRE SERÁ GAMBIARRA: Aquela sua Caloi 10 dos anos 70 não nasceu para ser fixa portanto entenda que ela tem limitações, apesar de ser uma ótima relação custo/diversão. (como em toda a regra à uma exceção).
5 – UMA PONTA DE DEDO FAZ FALTA: Sempre esteja atento quando regular, limpar ou qualquer coisa envolvendo seu conjunto de coroa, pinhão e corrente. Ela não distingue um cadarço de um dedo e é muito mais violento do que você imagina.
6 – VOCÊ NÃO É DEUS, APESAR DE SUA FIXA INSISTIR NISTO: Em razão do sistema de pinhão fixo, a impressão é que a bicicleta anda muito e você é um Eddy Merckx tupiniquim…mas não é. Portanto, tenha sempre em mente que se esfregar no asfalto dói muito.
7 – PERIFERIA NÃO É PORTLAND: Você assistiu aquele vídeo bacana gringo e acha que pode sair sem freio, sem capacete, só com a u-lock no cinto. Não, não pode, você está no Brasil e aqui entre um carro assassino e um motoboy tem um buraco ou uma lombada.
8 – MI FIJA NO ÉS TU FIJA: Cuidado ao emprestar sua bicicleta, ao ser gentil com um amigo você poderá matá-lo. De verdade.
9 – CONHEÇA SUA BIKE COMO A SI MESMO: Nenhuma bicicletária saberá fazer um serviço na sua fixa, salvo raras exceções. Então, leia, aprenda e saiba como tudo funciona e faça você mesmo, google é vida.
10 – LEMBRE-SE DOS OUTROS 9 MANDAMENTOS: Decore-os e nunca esqueça nenhum, principalmente o décimo.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.