Uma das dúvidas mais comuns entre os mountain bikers é sobre qual a pressão ideal para os pneus de Btt.
A pressão ideal dos pneus de MTB varia bastante de ciclista para ciclista, entre diferentes larguras de pneus. Isso tudo sem contar o piso da trilha e as condições climáticas.
Já abordamos aqui no Espírito Outdoor, o assunto em outros dois artigos (leia A verdade sobre os pneus de MTB e o Guia Definitivo sobre os pneus de MTB , além de um episódio da Escola de MTB.
No entanto decidi preparar uma tabela com algumas referências para que os ciclistas possam escolher a calibragem ideal para suas necessidades específicas.
Erros Mais Comuns
Entre os erros mais comuns entre os ciclistas, é calibrar demais o pneu de sua mountain bike. Com um pneu muito cheio o risco de você cair é maior. Já que um pneu muito cheio não agarra ao solo tão bem quanto um pneu mais mucho. Quando muito cheio, a borracha do pneu fica um pouco mais dura o que pode ocasionar escorregões nas curvas.
Se tiver que escolher, tente calibrar os pneus no limite inferior, segundo as tabelas abaixo, pois com a pressão correta você conseguirá pedalar muito melhor sobre pedras, rochas e areia.
No entanto pneus murchos demais aumentam muito as chances do seu pneu furar, principalmente se você não usar tubeless.
No entanto pneus murchos demais aumentam muito as chances do seu pneu furar, principalmente se você não usar tubeless.
Como usar as tabelas?
- Primeiro escolha a tabela referente ao seu tamanho de roda (26, 29 ou 27,5).
- Depois veja a linha referente ao seu peso e selecione os valores para a sua configuração de pneus (normais ou pneus com câmaras de ar, ou tubeless).
- Por exemplo, eu peso 67kg e uso uma bicicleta aro 26 montada tubeless. Segundo a tabela, devo calibrar meu pneu dianteiro com uma pressão de 29 a 31 PSI e o pneu traseiro de 31 a 33 psi.
- Para diferentes tamanhos de pneus ou situações específicas veja as observações especiais.
Aro 26 – Pneus 2.0-2.2 – Condições Normais (Piso Seco)
Normal | Tubeless | |
Peso (kg) | Dianteiro/Traseiro | Dianteiro/Traseiro |
60-69 | 31-33/ 34-36 PSI | 27-29/ 29-31 PSI |
70-79 | 33-35/ 36-38 PSI | 29-31/ 31-33 PSI |
80-89 | 35-37/ 38/40 PSI | 31-33/ 33-35 PSI |
90-99 | 37-39/ 40-42 PSI | 33-35/ 35-37 PSI |
>100 | 39-41/ 42-44 PSI | 35-37/ 37-39 |
Aro 29 – Pneus 2.0-2.2 – Condições Normais (Piso Seco)
Normal | Tubeless | |
Peso (kg) | Dianteiro/Traseiro | Dianteiro/Traseiro |
60-69 | 27-29/ 30-32 PSI | 22-24/ 25-26 PSI |
70-79 | 29-34/ 32-34 PSI | 24-26/ 27-28 PSI |
80-89 | 31-33/ 334-36 PSI | 26-28/ 29-30 PSI |
90-99 | 33-35/ 36-38 PSI | 28-30/ 31-32 PSI |
>100 | 35-37/ 38-40 PSI | 30-32/ 33-34 PSI |
Aro 27,5 (650B) – Pneus 2.0-2.2 – Condições Normais (Piso Seco)
Normal | Tubeless | |
Peso (kg) | Dianteiro/Traseiro | Dianteiro/Traseiro |
60-69 | 29-31/ 32-34 PSI | 24-26/ 27-28 PSI |
70-79 | 31-34/ 34-36 PSI | 26-28/ 29-30 PSI |
80-89 | 33-35/ 36-38 PSI | 28-30/ 31-32 PSI |
90-99 | 35-37/ 38-40 PSI | 30-32/ 33-34 PSI |
>100 | 37-39/ 40-42 PSI | 32-34/ 35-36 PSI |
Situações Especiais:
- Para terrenos com muitas pedras aumentar a pressão recomendada dos pneus em 2 PSI.
- Para pisos muito escorregadios, diminuir a pressão recomendada em 2PSI.
- Para pneus de largura 1.8, aumentar a pressão recomendada em 2 PSI.
- Para Pneus de largura de 2.2-2.4, diminuir a pressão recomendada em 2PSI.
- Para pneus de largura de 2.4-2.6, diminuir a pressão recomendada em 4PSI.
Referências:
- Observação:
As recomendações aqui publicadas refletem uma opinião pessoal, fruto de experimentação e pesquisa. Mesmo assim não assumo a responsabilidade de acidentes ou danos no seu equipamento, por mal uso dos produtos, impericia ou imprudência de pilotagem.
MM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.