Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Liberdade, Tulipas e Bicicletas.

Liberdade. Talvez seja esta a palavra que melhor descreve a atmosfera que se respira na cidade de Amesterdão.
De facto a capital holandesa é um paradigma mundial no que se refere ao respeito pelas liberdades individuais de cada um, ali quase tudo é permitido e os dias correm tranquilos por entre as águas dos canais, o colorido das tulipas uma ou outra buzinadela de bicicleta.
Aqui, passado e presente convivem em harmonia, mas a verdade é que isto é ainda mais surpreendente se tivermos em conta que aquilo que em Amesterdão é presente, no resto do mundo será, quanto muito, um futuro mais ou menos próximo, afinal aqui as drogas leves são consumidas livremente nas coffee shops e a prostituição está legalmente exposta nas montras do Red Light District e as sex shops se multiplicam como cogumelos e o monumento gay se encontra lado a lado com a casa de Anne Frank. Esta realidade algo libertina para os mais conservadores, convive pacificamente com os testemunhos da Era Dourada, o período mais grandioso da história holandesa.

Não é por acaso que Amesterdão foi baptizada de "Veneza do Norte": Passeie de barco pelas calmas águas dos 160 canais que banham a cidade e contemple o melhor da sua arquitectura durante um passeio de cerca de uma hora em barcos que, na sua maioria lhe permitem assistir a espectáculos de jazz durante o percurso.

Conheça a Herança cultural do país em museus como Museu Van Gogh, o Rijksmuseum onde poderá admirar obras de nomes maiores da arte mundial, como Rembrandt ou Vermeer, ou o imperdível Museu de Anne Frank, o Museu do Teatro, o do Cinema e até o Museu da Cerveja(Heineken Brouwerij), da Canabis ou do Sexo!
Ainda no quarteirão dos museus pode apreciar a arte da joalheria na famosa Coster Diamonds e, fora desta zona, não perca o Amsterdam Historisch Museum, onde pode conhecer mais a fundo a história desta cidade, o Museu da História Judaica, o Museu naval ou o New Metropolis (um edifício da autoria de Renzo Piano), dedicado à ciência e à tecnologia.

Circule pelas ruas de Amesterdão de bicicleta, o meio de transporte oficial desta cidade, visite a Centraal Station, em estilo neo-renascentista, a Praça Dam , o Spui ou o Vondelpark, grandes parques cobertos de verde, animais e muitas actividades de ar livre, compre tulipas e delicie-se com as famosas batatas fritas com maionese. Amesterdão é feita de, sem dúvida, de pequenos prazeres: uma cidade para desfrutar com a maior tranquilidade e com um grande sentido de liberdade e respeito pelo próximo. Aproveite-a ao máximo!







Ana M

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.