Powered By Blogger

terça-feira, 19 de junho de 2012

O dia em que Japoneses de Bicicleta Humilharam o Exército Britânico.

O dia que japoneses de bicicleta humilharam o exército britânico
Se na península ibérica os britânicos controlam o Rochedo de Gibraltar, desde o século XVIII durante a Guerra de Sucessão Espanhola, no começo da II Guerra Mundial controlavam o Gibraltar do Leste, Cingapura, no Sudeste Asiático. Em 8 de dezembro de 1941, os japoneses começaram a campanha Malaia, ao mesmo tempo que bombardeavam Pearl Harbor, que os levaria à ocupação da Tailândia e Malásia, e a expulsão dos britânicos de Cingapura em fevereiro de 1942.


O dia que japoneses de bicicleta humilharam o exército britânico
Depois de perder Malásia, o exército britânico retirou-se de sua base de Cingapura. Ainda que tivessem perdido a batalha do ar, pelo grande número de aeronaves japoneses, ainda se sentiam seguros na inexpugnável fortaleza de Cingapura que contava com mais de 80.000 soldados, defesas antiaéreas, artilharia pesada para repelir um ataque marítimo pelo Sul e protegidos por selvas e pantanais pelo Norte.

Todas as forças e artilharia foram enviadas para o Sul, em teoria o único ponto pelo qual podiam ser atacados. Os japoneses sabiam que pelos mangues e pela selva não podiam avançar com artilharia ou carros de combate... mas sim com a infantaria de bicicleta.
O dia que japoneses de bicicleta humilharam o exército britânico
Deslocando-se rapidamente com as bicicletas, atacaram em várias frentes. Quando os britânicos pensaram em reagir já era tarde, os japoneses haviam rompido as linhas defensivas do norte. Em sete dias a fortaleza inexpugnável caiu. Fizeram mais de 80.000 prisioneiros (indianos, britânicos e australianos).

Quando contaram a Churchill o que sucedera na ignominiosa queda de Cingapura para o exército japonês, ele disse:

- "Este é pior desastre e a maior capitulação da história britânica".

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.