Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

EuroVelo quer criar 70 mil quilómetros de ciclovias.

E se pegasse na bicicleta no ponto mais a sudoeste do continente e seguisse pedalando por ciclovias até Moscovo? Esta poderá em breve ser uma realidade.
maior-ciclovia-5
A Federação Europeia de Ciclistas projecta para 2020 a existência de uma rede de 70 mil quilómetros de rotas para bicicletas para chegar a todos os pontos da Europa. Denominada EuroVelo, a ciclovia terá 14 rotas de longa distância, ligando 42 países, incluindo Portugal.
A Rota nº1 EuroVelo, denominada “Rota da Costa Atlântica”, vai de Nordkap, na Islândia, até Sagres, numa extensão de 8.186 quilómetros.
O percurso cruza toda a costa algarvia, contudo a ideia é expandir. A Federação portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta já se encontra a trabalhar na criação de um percurso que liga Sagres a Caminha.
A maior rota, intitulada ‘Cortina de Ferro’, terá 10 400 quilómetros de extensão, atravessando 20 países, do mar de Barents (Oceano Glacial Ártico, a norte da Noruega) ao mar Negro.
Actualmente já existem 45 mil quilómetros construídos.
 
EuroVelo
Foto © Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
O projeto viu seu início em 1995, quando 12 rotas de longas distâncias foram mapeadas em toda a Europa. Essas, que agora serão expandidas para 14, com uma data de conclusão para 2020, compreendem expandir os já existentes 45.000 km de ciclovias para 70.000 km! As atuais rotas já percorrem por toda Áustria, França, Alemanha, Sérvia, Eslováquia, Suíça e Reino Unido, cada uma delas tendo de mais de 1.000 km de extensão, como a Rota da Costa Atlântica (8. 186 km), o Trilho da Cortina de Ferro (10.400 km) e a Rota do Mediterrâneo (5.888 km) de Cádiz para Atenas e Chipre.
O site principal da EuroVelo descreve as rotas e os países envolvidos, tem links para sites nacionais e detalha cada segmento da viagem, assim você pode ver o quanto você aguenta ou tem tempo para tal. Incentivando de tudo, desde viagens durante a noite até multi-meses-épicos, é um portal para informação e inspiração.
É com isso em mente que a Federação Europeia de Ciclistas (ECF) fez a EuroVelo, a rede europeia de ciclovias, consolidando rotas nacionais em uma estrutura por toda a Europa. De acordo com um estudo em 2012, existem até 22 milhões de viajantes de bicicleta em toda a Europa a cada ano, fornecendo uma importante e crescente fonte de renda para as economias locais.
maior-ciclovia-2

MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.