3 Partes: Encontrar o Furo
Remendar o Furo
Recolocar a Roda
Imagine a cena: você está no meio do caminho de uma viagem de bicicleta de 24km em um lugar ermo quando você passa por cima de um prego enferrujado e estoura o pneu da frente. O que você faz? Anda de volta até o início da trilha e vai para casa ou conserta o furo e termina a trilha como um campeão? Se você souber identificar e remendar furos na sua câmara, e se tiver o cuidado de carregar um simples kit de remendo com você quando der uma volta mais longa de bicicleta, você pode fazer essa opção em vez de ter que se conformar com o que ocorrer.Passos
Parte 1 de 3: Encontrar o Furo
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1Retire a roda da bicicleta. A primeira coisa a fazer quando se tem um pneu furado é remover a roda afetada. Verifique as laterais da roda, no centro dos raios. Se você tiver a blocagem de quick release (que parece uma pequena alavanca), levante-a e gire-a no sentido anti-horário para afrouxar. Se, por outro lado, você vir uma porca, você vai precisar de uma chave para soltá-la. Depois disso, desconecte os freios, tire as sapatas de freio do caminho e retire a roda.
- Se o pneu furado for o traseiro, você ainda vai precisar lidar com as chaves e as marchas. Afrouxe a corrente passando para a menor das marchas. Solte o quick release ou a porca, mantendo a roda no lugar Se necessário, use as mãos para puxar para trás o câmbio traseiro (o "braço" por onde a corrente passa, que contêm pequenas polias) e/ou manipule a corrente para que ela saia do caminho enquanto você remove a roda.
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2Use espátulas para remover a roda. Depois de conseguir remover a roda, retire o pneu. Para fazer isso, pode ser útil usar uma ferramenta de alavanca robusta. Algumas lojas de bicicletas vendem pequenas ferramentas específicas, chamadas de espátulas, para esse fim. Quer você use uma espátula, ou outra ferramenta, tome cuidado para não beliscar a câmara e causar mais danos enquanto tira o pneu da roda. Você pode deixar uma borda do pneu no aro quando terminar de tirar, para facilitar a reinstalação.
- Para ser franco, você não precisa muito de espátulas aqui. Qualquer alavanca forte o bastante para aguentar a tarefa vai funcionar. Mesmo soluções não convencionais, como chaves de fenda e facas podem fazer um excelente trabalho.[1]
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3Localize o furo que está causando o vazamento. Depois de remover o pneu, puxe a câmara de dentro dele e marque a localização do furo. Isso pode ser feito de várias maneiras. Veja abaixo algumas opções:
- Inflar a câmara e procurar, visualmente, na superfície da borracha por furos.
- Ouvir assobios.
- Sentir jatos de ar.
- Mergulhar a câmara em um recipiente com água e procurar por bolhas.
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4Marque o buraco na câmara. Esses furos podem ser incrivelmente pequenos. Depois de encontrá-lo, você não pode perdê-lo! Use um pedaço de giz para marcar um "+" ou "x" no lugar do furo. Se você estiver usando um remendo com cola, faça uma marca grande, para que você possa vê-la depois de espalhar a cola.
- Se você não tiver giz no kit de remendo, uma caneta esferográfica ou outro tipo de material de escrita vai servir. Giz é melhor, pois é obviamente mais fácil de enxergar o giz branco sobre a borracha preta do que uma caneta azul ou preta.
Parte 2 de 3: Remendar o Furo
- 1Remova qualquer objeto estranho. Depois que você localizar o furo verifique se ele foi causado por um objeto estranho (como, por exemplo, um caco de vidro, uma pedra afiada, etc.) por uma "picada" (que vai fazer com que o furo pareça uma picada de cobra, mas não vai deixar objetos presos). Procure cuidadosamente dentro do aro por objetos estranhos e salientes, e retire-os se encontrar. Você não vai querer que o mesmo objeto fure de novo o pneu só porque você não viu.
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2Se necessário, lixe em volta do furo. Remendos funcionam de formas diferentes. Alguns precisam de cola, outros não; alguns precisam de lixa, outros podem ser colados direto na borracha da câmara sem problemas. Veja as instruções no seu kit de remendo. Se você precisar lixar, use uma lixa pequena para deixar a área em volta do furo - do tamanho do remendo - áspera. Deixar a borracha menos lisa pode melhorar a aderência de alguns tipos de adesivos.
- Se não tiver certeza sobre se precisa ou não lixar, uma lixada leve não deve diminuir a capacidade dos remendos de grudarem na câmara. Então, pode ser bom lixar, só para garantir.
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3Coloque o remendo. Depois, cole-o sobre o furo, de acordo com as instruções. Alguns remendos precisam de cola, enquanto outros grudam sozinhos na câmara. Esses últimos são mais práticos, mas menos confiáveis. As instruções gerais para os dois tipos de remendo estão adiante. Se as instruções no seu kit forem diferentes das apresentadas aqui, siga as suas instruções, e não as que estão aqui.
- Remendos com cola: aplique a cola ou cola vulcanizante em volta do furo, espere ela ajeitar (muitas precisam secar até não ficarem mais grudentas. Verifique as instruções para mais informações). Por fim, coloque o remendo na cola quase seca e segure firmemente por alguns minutos até que o vazamento esteja vedado.
- Remendos sem cola (às vezes chamados de autoadesivos): basta remover o remendo de sua embalagem e colocá-lo sobre o furo já lixado como um adesivo. Pressione firmemente para fixar e, se necessário, espere secar antes de andar.
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4Saiba que trocar a câmara é uma opção mais inteligente. Em casos em que a câmara está seriamente danificada, é melhor nem gastar seu remendo e trocar a câmara inteira logo. Câmaras muito danificadas podem não ficar infladas tempo o bastante com o remendo para valer a pena, fazendo com que a troca seja uma escolha melhor. Por sorte, se você tiver uma câmara nova à mão, o processo para trocá-la não é difícil. Veja, abaixo, alguns tipos de danos na câmara que sinalizam que é melhor esquecer o remendo:
- Múltiplos furos
- Rasgos grandes
- Vazamento de ar mesmo depois de colocar o remendo.
Parte 3 de 3: Recolocar a Roda
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1Recoloque a câmara no pneu. Depois que o remendo já está o.k., pegue sua câmara consertada e, com cuidado, coloque na parte de dentro do pneu. Normalmente, isso é mais fácil de fazer se você inflar um pouco a câmara e colocar um lado primeiro, colocando o resto depois. Quando terminar, verifique de novo se nenhuma parte da câmara está para fora do pneu.
- A válvula deve estar para dentro (saindo do pneu) enquanto você coloca a câmara no pneu, para que você possa inflá-la no final.
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2Coloque o pneu e a câmara na roda. Em seguida, use os polegares para fazer o pneu (que contém a câmara parcialmente cheia) deslizar para dentro da roda. Pressione as bordas externas do pneu para dentro das bordas de metal da roda para que elas fiquem presas no lugar com segurança, tomando cuidado para não beliscar a câmara entre o pneu e o aro. Pode ser necessário usar a espátula ou alavanca para ajudar nessa última parte, pois costuma ser complicado passar sobre a borda da roda.
- Atente que algumas rodas de bicicletas sofisticadas são feitas para girar apenas em uma direção. Nesse caso, a direção correta da rotação é normalmente indicada por pequenas setas nas laterais dos pneus. Não coloque os pneus do lado contrário! Isso pode reduzir a performance da bicicleta e fazer com que o pneu desgaste de forma imprópria.
- Não se esqueça de tirar a tampa da válvula ao recolocá-la na roda. A válvula sem tampa deve passar pelo buraco redondo na roda, para que possa ser acessada com facilidade para encher o pneu.
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3Encha gradualmente para deixar a câmara e o pneu se ajeitarem no lugar. Pegue uma bomba automática ou manual e comece a encher o pneu. Faça isso gradualmente, para que a câmara se mova e se ajeite no pneu enquanto expande. Depois de encher totalmente, aperte o pneu, deixe a bicicleta parada por alguns minutos e aperte o pneu de novo. Se estiver tão firme quanto da primeira vez que você apertou, você está pronto para andar!
- Se você está preocupado com a câmara se ajustar da forma errada dentro do pneu, sinta-se à vontade para enchê-la antes de recolocar o pneu na roda. Saiba, entretanto, que isso pode fazer com que fique muito mais difícil de colocar o pneu no lugar.
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4Recoloque a roda na bicicleta. Já está quase acabando. Tudo o que você precisa fazer agora é colocar a roda de volta na bicicleta, prender o quick release ou prender a porca, reconectar os freios e pronto (a menos que você esteja mexendo na roda traseira, caso no qual você terá que passar a corrente em volta dos cassetes de novo, com cuidado). Pedale com cautela até que você tenha confiança de que o remendo não vai estourar e volte a pedalar normalmente!
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5Pense em comprar uma nova câmara assim que puder. Remendos de câmaras são úteis, mas não são feitos para durar para sempre. Esses remendos são ótimos para te tirar de enrascadas quando sua câmara estoura e você não tem uma substituta, mas não são uma solução de longo prazo. Remendos de boa qualidade são quase tão confiáveis quanto uma câmara nova, mas outras podem vazar logo depois de colocadas, ou podem oferecer apenas uma proteção temporária.[3] Nada vai substituir uma câmara nova, então é bom comprar uma quando puder, para ter uma à mão se o pneu estourar de novo.
Dicas
- Algumas câmaras vêm com um líquido dentro que preenche e automaticamente conserta o furo. Às vezes, isso não funciona. Uma coisa que você pode fazer é remover a câmara e encher com ar o suficiente para que o líquido saia. Se não sair, você pode limpar as sujeiras que estão no furo, para que o líquido possa sair. Se não sair, simplesmente coloque a câmara no lugar, encha, e pedale. Se não houver líquido saindo, pode ser hora de comprar uma câmara nova, ou remendar da forma comum.
- A cola que vem com o kit de remendo é segura para a pele, não tenha medo de tocá-la.
- Remendos sem cola normalmente funcionam por um curto período de tempo, até que o ar do furo ultrapasse o próprio remendo. Os kits com cola, entretanto, se unem quimicamente à câmara, evitando essa situação.
Avisos
- O que quer que tenha furado sua câmara, deve ser afiado. Caso ainda esteja no pneu, tenha cuidado ao procurar por isso.
Materiais Necessários
- Um kit de remendo
- Uma bomba
- Uma chave ou roda com quick release
- Espátulas
Fontes e Citações
M.M.
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