Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Descontos em transportes e actividades de bicicleta na Semana da Mobilidade em Lisboa

Capital junta-se à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de Setembro.

Setúbal e Lisboa são cidades muito próximos que os 4,50 de Fertagus fazem-nas parecer mais distantes. Contudo, nos dias 16 e 22 de Setembro – um domingo e um sábado, respectivamente – , as viagens em Fertagus serão oferecidas… a quem for de bicicleta. É uma das iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, que decorrerá entre esses dois dias em várias cidades, incluindo Lisboa.
No sábado, dia 22, também poderás beneficiar de descontos na CP. Neste caso, as viagens em toda a rede urbana (Linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado) terão o custo de apenas um euro se comprares ida e volta. Ou seja, poderás ir à praia (ou a outro sítio qualquer) por 2 euros.
Fora os descontos, durante a Semana Europeia da Mobilidade, muitas serão as actividades que poderás aproveitar. A maioria delas envolverão bicicletas, podendo ser uma oportunidade para experimentares um modo de transporte cada vez mais em voga em Lisboa. A programação completa pode ser consultada aqui; de seguida, deixamos alguns destaques.

VOLTA AOS MUSEUS EM BICICLETA

No dia 16 de Setembro (domingo), poderás fazer uma visita a três museus da cidade de bicicleta, em grupo. O Museu Bordalo Pinheiro, o Museu da Marioneta e o Museu do Fado serão interligados com um percurso aberto a todos e que decorrerá entre as 9h30 e as 12h30, segundo o ponto de encontro Museu Bordalo Pinheiro, que organiza esta maratona. Para mais informações, podes consultar a sua página de Facebook.

BICLA FEST – LISBOA CICLÁVEL

Também no dia 16 existirá outro percurso de bicicleta. A partida será às 10 horas, mas a concentração acontecerá a partir das 8h30 no Terreiro do Paço. A organização é da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB), que definiu o objectivo desta iniciativa: “divulgar a ciclabilidade de Lisboa num percurso plano e acessível a todos”Para participares, basta teres uma bicicleta – será oferecida uma t-shirt e um bidon a todos os participantes. A inscrição é obrigatória, mas gratuita, e pode ser feita aqui.
O percurso será: Terreiro do Paço, Av. Infante D. Henrique, Rua Cintura do Porto, Praça 25 de Abril, Rua Mar Rua, Cintura do Porto, Av. Infante D. Henrique, Terreiro do Paço, Av. Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, Av. Brasília, Cais do Sodré, Av. Ribeira das Naus, Terreiro do Paço

CAMINHADA POR BENFICA E MONSANTO

Se a tua cena é mais caminhar, existirá uma caminhada organizada pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica no dia 16, também a arrancar às 10 horas. A ideia é descobrir dessa forma a freguesia e os trilhos de Monsanto. O ponto de encontro será na Rua António Bensaúde (números 11-13). Mais informações com a Junta de Freguesia.

EMEL TALKS

A empresa pública responsável pela mobilidade em Lisboa, EMEL, vai organizar uma conferência sobre a “mobilidade sustentável de Lisboa” no final de tarde do dia 19. Começará às 18h30 no PARK, o bar por cima do parque de estacionamento da Calçada do Combro.

CICLOEXPRESSO DO ORIENTE

O CicloExpresso do Oriente propõe-se, todos as sextas-feiras do ano lectivo, a levar as crianças para a escola de bicicleta. E na sexta da Semana Europeia da Mobilidade não será excepção. A organização é dos pais, que, de bicicleta, decidem levar os filhos até à escola. São cerca de 3 quilómetros percorridos entre a zona norte e a Escola Básica do Parque nas Nações. Dia 21, às 8h30, arrancará mais um comboio. Mais informações na página de Facebook.

TELHEIRAS SEM CARROS

Ver as ruas centrais do bairro de Telheiras, no Lumiar, é raro, acontecendo apenas algumas vezes ao ano. No sábado, dia 22, o Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis, a Rua Professor João Barreira estará fechada para as pessoas tomarem o lugar dos carros e participarem numa série de actividades – muitas para crianças – que nela decorrerão. A organização é da associação ART e podes consultar mais detalhes no site vivertelheiras.pt.

CYCLE A WISH

A associação Make A Wish Portugal está a organizar um passeio de bicicleta solidário à noite. O encontro acontecerá no Largo Bartolomeu Dias às 21 horas. O objectivo é “contribuir para a realização de desejos de crianças e jovens doentes”. A inscrição é obrigatória e custa 7 euros por adulto e 6 por criança; para cinco pessoas, existe um passe de 30 euros. Mais informações no site da associação.
MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.