Pela primeira vez, um grande teste científico foi realizado para mostrar definitivamente qual o tamanho de roda mais eficaz dos três disponíveis no mercado, 26, 27,5 e 29.
O site Bike Radar publicou esses vídeo com um extenso estudo científico feito com o auxilio de uma prestigiada Universidade e utilizando vários atletas de várias idades e todos com grande experiência em competições de XC.
Os testes levaram em consideração consumo energético, potência exercida, desgaste muscular, desgaste do sistema cardio-respiratório e outros fatores.
Em um percurso de XCO, com subidas e descidas longas e trechos bastante técnicos, os atletas deram diversas voltas nos diferentes tamanhos de bikes e os pesquisadores avaliaram a performance tanto do ponto de vista fisiológico, quando do prático (avaliando o tempo das voltas).
As bicicletas eram todas da mesma marca (Santa Cruz), com a mesma configuração, para que não se tivesse interferência nesse aspecto.
O percurso de 3,8km representava de forma bem fidedigna as condições que a maioria das provas de XC apresentam, subidas curtas e longas, trechos bastante travados, cascalho, descidas técnicas e etc.
Para o estudo, além da análise no tempo da volta como um todo, eles separaram a descida e a subida e as analisaram separadamente, para ver qual bike é mais rápida para descer e qual é melhor para subir.
No final das contas a aro 29 se mostrou disparado a melhor bike.
Apesar de não mostrar uma diferença significativa na parte fisiológica, na parte prática, ela foi em média 12 segundos mais rápida por volta do que a 26 e 19 segundos mais rápida do que a 27,5.
Nas subidas, a 29 também foi a mais rápida, já nas descidas a 26 foi a melhor delas por uma pequena margem.
Interessante que isso desmente praticamente tudo que o senso comum diz sobre essas bikes.
Primeiro, que a 29 é melhor que as 26 nas descidas.
Segundo, que a 26 é melhor que a 29 nas subidas e terceiro, que a 27,5 é o melhor dos dois mundos, quando na verdade, se mostrou pior que as outras duas.
Outra coisa que o teste mostrou, foi que não existe nenhuma relação entre um ciclista maior ter maior performance na 29 e o ciclista menor ir mais rápido na 26.
Entre os ciclistas tinham ciclistas das mais variadas alturas e não houve diferença.
Outra questão interessante, é que os sensores que fizeram a eletromiografia, que medem o esforço dos músculos, mostraram que na aro 26, apesar de ela ser mais rápida nas descidas, a exigência dos músculos dos braços é maior para desviar e pular de obstáculos.
Ou seja, em uma corrida mais longa, aumentará o desgaste.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.