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domingo, 10 de janeiro de 2016

Ponte sobre a 2.ª Circular.

Ponte sobre a 2.ª Circular: Passa Um ciclista em cada meia-hora.
Ponte Segunda Circular 2
A ponte para ciclistas e peões sobre a Segunda Circular, em Lisboa, considerada uma das dez melhores do mundo por uma publicação especializada é usada, em média, por um ciclista em cada meia-hora, de acordo com uma contagem realizada pelo jornal Público.
Uma notícia publicada nesta terça-feira pelo jornal revela que, numa contagem feita pelo próprio Público durante três dias dezembro, em tempo escolar, contabilizou, num período total de 12 horas, 454 atravessamentos a pé e 37 de bicicleta.
Partindo do princípio que quem passa para um lado regressa mais tarde no sentido inverso, nas contas do órgão de comunicação social a média de utilização horária da ponte que liga o Bairro de Telheiras a S. Domingos de Benfica é de dois ciclistas e 20 peões, o que dá uma bicicleta a passar de meia e meia-hora.
A estrutura laranja sobre a rodovia mais movimentada da capital portuguesa custou 1,365 milhões de euros, 465 mil dos quais suportados pelo Município lisboeta, e foi inaugurada em fevereiro de 2015 pelo então presidente da Câmara da cidade e atual primeiro-ministro, António Costa.
A restante verba foi paga pela empresa Lisboagás, que foi apresentada inicialmente como único financiador, quando o projeto estava orçado em 1,2 milhões de euros, mas o custo derraparia para 1,365 milhões e a Câmara acabaria a suportar 465 mil euros, enquanto a entidade privada baixou a comparticipação para 900 mil euros.
(Foto: João Morgado)
A construção da ponte, uma estrutura em forma de H com uma extensão total de 727 metros, foi anunciada em 2009 por António Costa como o início do processo de humanização da Segunda Circular, uma rodovia que atravessa Lisboa e tem nova faixas de rodagem  naquele local.
A autarquia tem em consulta pública um projeto para alterar o perfil daquela via, a mais congestionada da capital, onde entre outras, características, passaram a ter faixas de rodagem mais estreitas para acalmar o tráfego, impondo uma velocidade máxima de 60 km/hora, contra os atuais 80 km/hora.
MM

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