Powered By Blogger

domingo, 23 de setembro de 2012

Bicicleta feita 100% de Madeira.

Bike feita 100% de madeira, bate recorde de velocidade.
Batizada de Splinter Bike, a invenção construída exclusivamente com madeira é considerada uma maravilha da Engenharia e ficou tão famosa, que hoje só é possível encontrá-la no Museu do Transporte Britânico.
Inicialmente, a intenção não era bater nenhum recorde de velocidade. A arte começou com uma brincadeira entre amigos. Um dia, o artesão Michael Thompson disse ao seu amigo triatleta James Tully que poderia fazer qualquer coisa de madeira. James, então, o provocou a construir uma bicicleta e Michael de cara topou o desafio. E ganhou. Não só completou a tarefa, como construiu uma recordista de velocidade entre as bicicletas de madeira: a Splinter Bike atingiu 50 km/h ao ser dirigida por James.
Sem porcas nem parafuso, sem metal, plástico, borracha ou ferro. Nada disso. A bike não só é feita 100% de madeira, como a matéria-prima é ou reutilizada ou com certificado de origem. Ela pesa 32 quilos, tem uma engrenagem fixa e não tem freios. A bicicleta, que demorou aproximadamente 1.000 horas para ser construída, é a primeira feita 100% de madeira dirigível.
Para fazer os pedais e guidões, foram utilizados cabos de vassoura, enquanto as engrenagens, rodas e quadros são sobras de móveis de madeira compensada. Já os eixos são feitos com madeira Ekki, um tipo comum na construção de cais e pontes que, além de ser forte, é extremamente resistente à deterioração. Para as partes que exigem rolamentos, o artista escolheu madeiras oleosas, facilitando assim o giro da roda através da lubrificação natural. O maior desafio foi a corrente: como fazer uma de madeira? Não fez. Ele a substituiu por uma roda com 128 dentes, ligando o anel e a engrenagem à roda.
Assista ao documentário sobre a Spinter Bike

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.