segunda-feira, 13 de abril de 2015

CICLOVIAS, ECOVIAS e ECOPISTAS.

CICLOVIA
Uma Ciclovia (...) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas.
Segundo a ONU, a bicicleta é o veículo mais rápido e prático para percursos de até seis quilómetros de distância.
Clique para consultar o mapa de Portugal Continental e Ilhas
Clique para consultar o mapa de Portugal Continental e Ilhas
Clique para consultar o mapa de Portugal Continental e Ilhas
Ciclofaixa
É uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direcção dos automóveis e na maioria das vezes do lado direito e em sentido único. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada no trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de cimento, entre si.

Ecopista
As Ecopistas - designação adoptada, em Portugal, pela Refer para identificar a requalificação de Canais Ferroviários desactivados - são caracterizadas por se tratar de uma infra-estrutura praticamente ininterrupta, fácil, segura e agradável de percorrer e cujo traçado é facilmente reconhecido pelas suas características físicas e pelo modo como se inserem na paisagem.

Ecovia
Infra-estrutura destinada à circulação a pé ou em bicicleta, e que tem como principal característica a ligação - tanto a nível local como regional - entre áreas de interesse ambiental.

Bicicleta
A Bicicleta é o meio de transporte mais eficiente em termos energéticos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu a Bicicleta como o transporte, ecologicamente, mais sustentável do planeta.

Mobilidade Sustentável
A mobilidade urbana sustentável pode ser definida como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não motorizados e colectivos de transporte, de forma efectiva, que não gere segregações espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Baseado nas pessoas e não nos veículos.
Fonte: Seminário Mobilidade Sustentável
http://www.ciclovia.pt/


MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.