quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pneus de Bicicleta.

Pneus de Bicicleta – Verdades e Mentira sobre a largura do Pneu.

Para quem acompanha o site, e já leu meus artigos sobre os pneus de Mountain Bike (A Verdade sobre os Pneus de Btt, O Guia Definitivo sobre os Pneus de MTB, Como Escolher o Melhor Pneu de MTB), sabe que eu sou fã de pneus mais largos e volumosos para andar na trilha.

Pneus mais largos é a opção da Equipe Radioshack para o Giro 2012
Pneus mais largos, possuem menor resistência à rolagem. Isso se explica de acordo com algumas leis da física, principalmente o princípio da pressão.
Segundo a Física, pressão  é a força (perpendicular à área) exercida por unidade de área. Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação. Um ciclista sobre sua bicicleta exerce uma pressão sobre o solo. Segundo a definição de pressão, quanto mais fino for o pneu, maior será a pressão do pneu contra o solo. Segundo esse raciocínio, pneus mais largos, teriam menos pressão contra o solo (devido ao peso estar apoiado numa área maior) e assim ofereceriam uma menor resistência à rolagem. Para mais explicação, veja o vídeo que fiz sobre o assunto.


No MTB, faz tempo que eu me beneficio do uso de pneus mais largos (e volumosos) para andar nas trilhas (ou trilhos como se fala em Portugal). Na minha carreira como triatleta, sempre optei por pneus de 23cc, opinião que nem sempre era partilhada pelos meus colegas de desporto, que preferiam usar pneus extremamente finos (19 ou 20cc) com pressões altíssimas. Na época eu não entendia tanto de resistência à rolagem quanto eu entendo hoje, mas minha preferência se dava pelo conforto. Pois eu achava que pedalando com pneus que oferecessem mais conforto, eu chegaria mais inteiro na T2, e sairia para correr menos cansado.
O fato é que sem saber, eu também acabava usando um pneu que oferecia menos resistência à rolagem. Os ciclistas do pelotão do Pro Tour de ciclismo parece terem percebido esse fato, já que a maioria das equipes está usando não só aros, como pneus mais largos.
No Giro di Italia desse ano, temos visto várias equipes usando pneus mais largos. Até o ano passado, a preferência dentro do pelotão era de pneus tubulares de 23cc de largura. Até então achava-se que essa era a melhor opção em relação ao conforto, resistência a rolagem, tração etravagens.
No ano passado, surgiram alguns aros mais largos (Zipp, Shimano, Bontrager e Hed), que segundo os fabricantes ofereciam vantagens aerodinâmicas. Com isso passaram a ser oferecidas também novas opções de pneus mais largos, e no Giro de 2012, parece que a maioria das equipes escolheu pneus de 25cc.
O mecânico da Rabobank, Joost Hoetelmans, explicou ao site Velo News, antes da etapa da última sexta-feira, “nós usamos pneus mais largos, montados em aros mais largos. Além de encaixarem melhor eles são mais confortáveis para os atletas”.
Mesmo assim, alguns ciclistas
mais cabeça dura, ainda relutam em usar os pneus mais largos.
Lennard Zinn, um importante autor no meio do ciclismo, lembra também que pneus mais largos oferecem maior aderência nas curvas, o que é uma tremenda vantagem nas estradas sinuosas do Giro.
Hoetelmans ainda acrescenta, “Você tem melhor aderência e conforto, os ciclistas gostam muito. Nunca colocamos mais do que 116psi nos pneus, exceto pelos ciclistas espanhóis que adoram pressões mais altas. Não sei o porquê disso, mas eles gostam. Então para deixá-los felizes colocamos um pouco mais de pressão em seus pneus”. O mecânico ainda dá a dica, em relação aos pneus de 23cc, usamos sempre 15psi a menos nos pneus de 25.

As equipas que já aderiram



O protótipo da Specialized para a equipe Saxo Bank
  • RadioShack-Nissam, estão a usar pneus Schalve Ultreno HTs de 25cc montados em aros de 27mm da Bontrager (Aelus 5 D3).
  • Omega Pharma-Quick Step e Saxo Bank, estão a usar os aros Zipp Firecrest 303 e 404, com pneus que aparentam ser um protótipo da Specialized, e que segundo o site Velo News, medem 25.4mm.
  • Garmin-Barracuda, que utiliza as bicicletas Cervélo R3. Estão utilizando uma versão mais larga dos aros Mavic CC80 com pneus de 24,2mm.
As únicas equipas que ainda estão a usar pneus de 23mm, são as equipas Francesas e Espanholas, que são patrocinadas por empresas que ainda não oferecem opções de aros mais largos.
Fica a dica para você começar a se atentar aos novos modelos.
Bons treinos!

MM

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