Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de abril de 2015

SRAM está a desenvolver um Grip Shift eletrônico para BTT.

A SRAM, que deu início aos Grip Shifts há 30 anos, está a desenvolver um sistema de Grip Shift eletrônico para MTB.
Os registros de patente foram divulgados pelo site Bike Rumor e mostram um sistema de passagem de mudanças, com um desviador giratório (16), que, de acordo com o site que divulgou, possui sistema Relativamente Indexado de passagem da mudança.
SRAM_Grip_Shift
Isso significa que é diferente dos sistemas convencionais de passagem de mudança.
Os atuais desviadores, são absolutamente indexados, ou seja, o mesmo número de passagens no passador deve ser igual o número de marchas disponíveis no câmbio. Se você subir as marchas, vai chegar uma hora que o desviador vai travar, pois acabaram as mudança.
Já no sistema Relativamente Indexado, o passador funciona como esses botões de volume de som, você pode vira-lo eternamente e a cada clique ele aumenta o volume até chegar ao máximo, mas ele não para de girar quando atinge o máximo. Isso pode ter uma vantagem na velocidade de passagem de mudança, quando você girar muito o passador, ele passará todas as marchas imediatamente.
SRAM_Grip_Shif_02
Cada passagem de marcha será marcada por um clique, feito entre as partes 30 e 46 da figura acima.
A SRAM está meio “atrasada” na corrida dor grupos eletrônicos. Mas aparentemente está tentando saltar alguns degraus com essa inovação.

M.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.