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quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pressão correta para os pneus de Btt.

pneu tubeless aro 29

Uma das dúvidas mais comuns entre os mountain bikers é sobre qual a pressão ideal para os pneus de Btt.
A pressão ideal dos pneus de MTB varia bastante de ciclista para ciclista, entre diferentes larguras de pneus. Isso tudo sem contar o piso da trilha e as condições climáticas.
Já abordamos aqui no Espírito Outdoor, o assunto em outros dois artigos (leia A verdade sobre os pneus dMTB  e o Guia Definitivo sobre os pneus de MTB , além de um episódio da Escola de MTB.
No entanto decidi preparar uma tabela com algumas referências para que os ciclistas possam escolher a calibragem ideal para suas necessidades específicas.

Erros Mais Comuns
Entre os erros mais comuns entre os ciclistas, é calibrar demais o pneu de sua mountain bike. Com um pneu muito cheio o risco de você cair é maior. Já que um pneu muito cheio não agarra ao solo tão bem quanto um pneu mais mucho. Quando muito cheio, a borracha do pneu fica um pouco mais dura o que pode ocasionar escorregões nas curvas.
Se tiver que escolher, tente calibrar os pneus no limite inferior, segundo as tabelas abaixo, pois com a pressão correta você conseguirá pedalar muito melhor sobre pedras, rochas e areia.
No entanto pneus murchos demais aumentam muito as chances do seu pneu furar, principalmente se você não usar tubeless.

Como usar as tabelas?
  • Primeiro escolha a tabela referente ao seu tamanho de roda (26, 29 ou 27,5).
  • Depois veja a linha referente ao seu peso e selecione os valores para a sua configuração de pneus (normais ou pneus com câmaras de ar, ou tubeless).
  • Por exemplo, eu peso 67kg e uso uma bicicleta aro 26 montada tubeless. Segundo a tabela, devo calibrar meu pneu dianteiro com uma pressão de 29 a 31 PSI e o pneu traseiro de 31 a 33 psi.
  • Para diferentes tamanhos de pneus ou situações específicas veja as observações especiais.

Aro 26 – Pneus 2.0-2.2 –   Condições Normais (Piso Seco)
NormalTubeless
Peso (kg)Dianteiro/TraseiroDianteiro/Traseiro
60-6931-33/ 34-36 PSI27-29/ 29-31 PSI
70-7933-35/ 36-38 PSI29-31/ 31-33 PSI
80-8935-37/ 38/40 PSI31-33/ 33-35 PSI
90-9937-39/ 40-42 PSI33-35/ 35-37 PSI
>10039-41/ 42-44 PSI35-37/ 37-39


Aro 29 – Pneus 2.0-2.2 –   Condições Normais (Piso Seco)
NormalTubeless
Peso (kg)Dianteiro/TraseiroDianteiro/Traseiro
60-6927-29/ 30-32 PSI22-24/ 25-26 PSI
70-7929-34/ 32-34 PSI24-26/ 27-28 PSI
80-8931-33/ 334-36 PSI26-28/ 29-30 PSI
90-9933-35/ 36-38 PSI28-30/ 31-32 PSI
>10035-37/ 38-40 PSI30-32/ 33-34 PSI


Aro 27,5 (650B) – Pneus 2.0-2.2 –   Condições Normais (Piso Seco)
NormalTubeless
Peso (kg)Dianteiro/TraseiroDianteiro/Traseiro
60-6929-31/ 32-34 PSI24-26/ 27-28 PSI
70-7931-34/ 34-36 PSI26-28/ 29-30 PSI
80-8933-35/ 36-38 PSI28-30/ 31-32 PSI
90-9935-37/ 38-40 PSI30-32/ 33-34 PSI
>10037-39/ 40-42 PSI32-34/ 35-36 PSI

Situações Especiais:
  • Para terrenos com muitas pedras aumentar a pressão recomendada dos pneus em 2 PSI.
  • Para pisos muito escorregadios, diminuir a pressão recomendada em 2PSI.
  • Para pneus de largura 1.8, aumentar a pressão recomendada em 2 PSI.
  • Para Pneus de largura de 2.2-2.4, diminuir a pressão recomendada em 2PSI.
  • Para pneus de largura de 2.4-2.6, diminuir a pressão recomendada em 4PSI.
Referências:
  • Observação:
As recomendações aqui publicadas refletem uma opinião pessoal, fruto de experimentação e pesquisa. Mesmo assim não assumo a responsabilidade de acidentes ou danos no seu equipamento, por mal uso dos produtos, impericia ou imprudência de pilotagem.

MM

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